Numa ação positiva sem precedentes no município de Serrinha, a Secretaria Municipal de Educação libera 50% do valor pago para transportar estudantes de várias universidades de Feira de Santana, Conceição do Coité e Paripiranga.
Já na última segunda-feira (6), começaram a rodar os ônibus que transportam universitários, atendendo alunos da UNEB (Conceição do Coité), FAT, FAN, UNEF, UEFS (Feira de Santana) e, ainda, da Faculdade AGES (Paripiranga). O serviço atenderá em torno de 500 (quinhentos) estudantes, oferecendo ônibus novos, seguros, com motoristas qualificados e bastante responsáveis. Portanto, além de economia financeira, os estudantes terão maior comodidade ao realizarem as viagens cotidianas a outros municípios, a fim de realizarem seus sonhos.
Tal atitude demonstra que a Secretaria de Educação de Serrinha, representada pela equipe de transportes, composta por Marquinhos, Jorge, Edson, Wilsinho e Licinho, preocupa-se com a formação do jovem serrinhense e contribui substancialmente para que possa atingir mais facilmente os seus objetivos.
Essa é uma antiga reivindicação dos universitários, que agora é atendida pela Administração municipal, na gestão Adriano Lima. “Os estudantes têm lutado há bastante tempo para que tenham as suas necessidades sanadas nesse quesito e nos mobilizamos para atendê-los o quanto antes. Muitos desses jovens trabalham, mas o salário acaba sendo destinado, em grande parte, para ajudar no sustento da casa, bem como para manter os estudos”, disse Adriano Lima.
A Secretária Luana Moreira enfatizou que “o prefeito se sensibilizou com a situação dos universitários e providenciamos um meio de eles terem uma forma mais econômica de ir e vir ao local de estudo. É uma satisfação imensa poder contribuir para que eles realizem seus sonhos”.
A partir de agora, estudantes das universidades descritas anteriormente, que residem em Serrinha, poderão contar com uma redução de 50% no valor pago a transportes para conduzi-los às faculdades onde estudam, o que é uma conquista inédita e muito comemorada por estudantes e por seus familiares no município de Serrinha.
Alguns estudantes se posicionaram de forma muito positiva ante a concessão: “É de extrema importância. Especialmente por que cada real que sai do bolso do estudante tem seu peso, devido aos sacrifícios que temos de fazer. Nosso orçamento não se restringe aos gastos com alimentação e moradia. Temos de arcar com livros e xerox. Temos de dividir nosso tempo em uma jornada dupla, tanto para sermos bons profissionais, quanto para tirarmos boas notas. Temos de nos sacrificar a cada dia. Por isso, o mínimo que venhamos a precisar, um níquel que seja, já é um lanche para disfarçar a fome ao retornar tarde da noite para nossas casas. O que precisamos é da compreensão de quão árduos são nossos sacrifícios”, disse o estudante Gilson, aluno da UEFS.
Outro estudante declarou também sobre a importância da ação e sobre sua satisfação com a atitude da Prefeitura Municipal de Serrinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Segundo o estudante Moisés, da AGES (Paripiranga), “para quem está inserido num contexto de faculdade, cada centavo é precioso, a fim de buscar o objetivo. Ainda mais quando esse valor se vai pela dificuldade de transporte, a necessidade é ainda maior.”
Ele falou das dificuldades encontradas para se deslocar até outra cidade e sobre como esse incentivo é fundamental para cada estudante que busca realizar o sonho do nível superior: “Pagar para deslocar-se até a faculdade é um sufoco grande para quem enfrenta estrada para realizar o sonho do nível superior. A despesa com transporte chega a ser um percentual acima do que os estudantes mais carentes são capazes de pagar, tendo em vista a conjuntura em que o país se encontra. O jovem ingressante não tem oportunidades de emprego e renda. Um incentivo a essa despesa é necessário para a continuidade de jovens na perseguição desse sonho.”
Vários estudantes demonstraram grande felicidade ao receberem a informação de que teriam seus gastos reduzidos pela metade no que concerne ao transporte. Muitos deles afirmaram que vinham esperando uma resolução quanto a isso há anos e, finalmente, esse problema foi resolvido de forma satisfatória.
Desse modo, a Prefeitura Municipal de Serrinha não tem medido esforços a fim de minimizar ou até mesmo extinguir algumas das dificuldades enfrentadas pela população serrinhense nas mais diversas áreas. E os investimentos na Educação serão sempre uma das prioridades na gestão do prefeito Adriano Lima.
SECOMS.