Morreu na tarde deste domingo (22) na cidade de Valente, o médico e ex-prefeito do Município, Antônio Delfino Mota Simões, 69 anos, popularmente conhecido por “Doutor Toninho”. O dia tinha tudo para ser de muita alegria da toda família e amigos, pois, estava sendo comemorado o aniversário do único filho de Doutor Toninho, o advogado Daniel Mota, mas no meio da tarde veio a tristeza. Ele foi para casa dizendo que iria descansar, pouco tempo depois, sua nora foi até a residência dele e o encontrou no quarto, sem vida. A suspeita é que ele tenha sofrido um infarto fulminante.
A notícia logo se espalhou e comoveu todo município, pois, antes de ter prestado serviços na vida pública, era bastante querido como profissional da medicina. Dr. Toninho foi um guerreiro que lutou e superou um câncer e mesmo sem concorrer a nenhum cargo, continuou ativo na vida pública, depois de quase 20 anos quando esteve a frente da administração de Valente.
Antônio Delfino se elegeu prefeito em 1988 tendo como vice-prefeito, Reinaldo Ramos, que também faleceu no ano passado. Ele governou os dois primeiros anos, (89 e 90) enquanto Reinaldo administrou em 91 e 92.
Em 2000 se uniram novamente para disputar a prefeitura, só que inverteram as candidaturas; Reinaldo concorreu pra prefeito e Dr Toninho, vice. Naquele ano foram derrotados.