18 de maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes.
A Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (3), no auditório do Centro Juvenil Santo Alessandro, a abertura oficial do Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A cerimônia contou com as presenças da secretária de Assistência Social, Liz Oliveira, do vice-prefeito, Moreno Ferreira, membros da SEMAS, representantes do Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, CAPENE, Polícia Militar, Defensoria Pública, educadores e alunos da educação infantil.
A abertura aconteceu com um discurso da secretária Liz Oliveira, que deu início às atividades. "Esse mês a gente intensifica as ações de conscientização, trabalhos de combate ao abuso e exploração sexual infantil em nosso município. Essa é uma campanha nacional, e esse é um tema que precisamos trabalhar o ano inteiro porque infelizmente os casos não param".
O evento também contou com uma apresentação musical de alunos da Escola Municipal Sofia Kateb, que cantaram ao lado dos artistas da terra Felipe Pato, Andressa Queiróz, Jaiara Matos, Iza Reis e Saulo Prado a música A Paz, interpretada originalmente pelo grupo Roupa Nova.
Duas mini-palestras foram realizadas, sendo a primeira com a psicóloga Dra. Thayse Lima, que falou de orientações sobre prevenção, importância do diálogo com os jovens, além de apresentar as diferenças entre Abuso e Exploração sexual. "Quando a gente fala em educação sexual é a melhor forma de prevenção desse abuso, e é completamente diferente a qualquer coisa voltada para sexualidade, são coisas distintas".
A segunda foi realizada com a defensora pública da Bahia com atuação em Serrinha, Dra. Carolina Martins, que comentou sobre a atuação da Defensoria nos casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, e afirmou que o órgão está à disposição da sociedade. "Estamos acompanhando e fazendo essa campanha junto com atuação da educação e direitos, e estamos com as portas abertas para receber eventuais relatos e dar o encaminhamento adequado. Temos lá também uma assistente social que pode fazer o acolhimento desses casos".
A cerimônia foi encerrada com uma apresentação da Cia de Teatro da Catedral de Serrinha.
Clique aqui para denúncias
E-mail:
moc.liamg@oacacinumocamilodnanref
Telefone:
75 99156 7107