A Prefeitura de Água Fria confirmou nesta terça-feira (22) o primeiro caso de Monkeypox, doença conhecida como varíola do macaco, no município. A informação foi divulgada nas redes sociais da prefeitura.
De acordo com o comunicado oficial, os contatos do paciente infectado estão sendo monitorados e medidas de prevenção estão em andamento. A publicação inclui um alerta à população, destacando a necessidade de prevenção e cuidados como lavar bem as mãos e usar máscara.
Em caso de sintomas como lesões na pele, febre, dor de cabeça, dor no corpo ou caroços, a recomendação é procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo, usando máscara.
O vírus da varíola dos macacos é da mesma família da varíola comum, mas menos grave e prevalente, e por isso as chances de infecção de grandes populações é considerado baixo. A transmissão da varíola dos macaco se dá principalmente quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada.
O vírus pode entrar no corpo por lesões da pele, pelo sistema respiratório ou pelos olhos, nariz e boca. Depois da infecção, leva-se geralmente de 5 a 21 dias para os sintomas surgirem, que geralmente são leves e desaparecem por conta própria em cerca de três semanas.