A Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, o papel e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras no país durante o seminário "Mulheres Negras Movem o Brasil: visibilidade e oportunidade". Dados do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça indicam que as mulheres negras no Brasil são 55,6 milhões, chefiam 41,1% das famílias negras e recebem, em média, 58,2% da renda das mulheres brancas.
O seminário vai abrir a campanha internacional "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres", realizada todos os anos, entre 25 de novembro (Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).
Entre 2003 e 2013, houve um aumento de 54% no número de assassinatos de mulheres negras enquanto houve redução em 10% na quantidade de assassinatos de mulheres brancas. No quadro diretivo das maiores empresas no Brasil, as negras são apenas 0,4% das executivas – apenas duas em um total de 548 executivos e executivas.