O TRE fará um esquema especial que funcionará para atender os eleitores que ainda não realizaram o recadastramento biométrico – restam apenas esta semana (até o próximo sábado, quando começa o recesso de fim de ano) e o mês de janeiro (a partir do dia 2, no retorno do recesso) para fazer o procedimento.
De acordo com o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 15 novos guichês de atendimento deverão ser instalados na sede da corte, situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Somada à Central de Atendimento ao Público (CAP) e aos cartórios eleitorais, serão 126 guichês de atendimento, o que aumentará a capacidade em 30%. Atualmente, o tribunal recebe uma média de 24 mil pessoas. Com alteração, O TRE espera atender ao menos 30 mil eleitores semanalmente. Para isso, o presidente do Eleitoral anunciou ainda o funcionamento aos sábados durante o mês de janeiro. “Durante os quatro sábados de janeiro funcionaremos em horário normal para atendimento de demanda espontânea. Quer dizer, quem chegar aqui entre 8h e 18h será atendido”, garantiu.
Em Salvador, cerca de 1 milhão ainda não fizeram o recadastramento. O tribunal convocou 184 servidores para atuarem aos sábados – o reforço também ocorrerá diariamente com 47 servidores lotados nas secretarias do tribunal que ficarão na CAP e nos cartórios eleitorais. “Pensando também na grande procura que deveremos registrar em janeiro, escalamos 57 servidores para atuar em standby. Quer dizer, sempre que a demanda superar nossas expectativas, eles também descerão aos cartórios para auxiliar o atendimento”. Outra medida foi a suspensão de férias e licenças durante o período.