Nayara de Dió, candidata à prefeitura de Retirolândia, ao lado de seu vice, Anailton do Merim, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues | Foto: Raimundo Mascarenhas
A ex-presidente da Câmara Municipal de Retirolândia, Nayara de Dió (PT), aparece à frente nas intenções de voto para a prefeitura do município, de acordo com pesquisa do Instituto IPAP em parceria com o site Política ao Ponto. No levantamento estimulado, onde os eleitores escolhem entre os nomes apresentados, Nayara tem 46,3% das intenções de voto, seguida por Guene (PSB), que alcança 43,6%. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, o que coloca os dois candidatos em empate técnico.
Entre os entrevistados, 7,2% não souberam responder, enquanto 2,9% afirmaram que votariam em branco ou nulo.
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, onde não são apresentados nomes de candidatos, Nayara também lidera, com 44,8% das intenções de voto, enquanto Guene aparece com 41,4%. O atual prefeito, Vonte do Merim, que está impedido de disputar novamente por já ter sido reeleito, foi citado por 0,2% dos entrevistados.
Certeza de voto
Entre os eleitores, 79,7% afirmaram que sua decisão de voto é definitiva, enquanto 20,3% disseram que ainda podem mudar de opinião.
Níveis de rejeição
No quesito rejeição, Nayara e Guene também estão empatados dentro da margem de erro. A candidata do PT é rejeitada por 27,2% dos eleitores, enquanto Guene tem 26,9% de rejeição. Por outro lado, 23,3% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos.
Avaliação da gestão de Vonte do Merim
A administração do atual prefeito de Retirolândia, Vonte do Merim, também foi avaliada pela pesquisa. A gestão tem 86,4% de aprovação, considerando as avaliações “ótima” ou “boa”. No total, a administração de Vonte é aprovada por 92% dos entrevistados. Outros 9,2% consideram a gestão “regular”, e 3,7% a classificaram como “ruim” ou “péssima”. Apenas 0,7% não souberam ou preferiram não opinar.
Influência de lideranças políticas
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), é apontado como o principal cabo eleitoral nas eleições municipais de Retirolândia. Para 51,3% dos eleitores, o próximo prefeito deveria ser um aliado do governador. Já 19,6% preferem que o futuro prefeito seja um aliado de ACM Neto (União Brasil). Para 24,7%, o ideal seria um prefeito “independente”, enquanto 4,4% não souberam ou preferiram não responder.
Quando o assunto é a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 60,7% dos entrevistados disseram preferir um prefeito alinhado com Lula, enquanto 10,9% optariam por um gestor mais próximo de Bolsonaro. Já 24,5% preferem um prefeito “independente”, e 3,9% não souberam ou não quiseram opinar.
Detalhes da pesquisa
A pesquisa IPAP entrevistou 596 eleitores de Retirolândia entre os dias 2 e 5 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-01367/2024.