Um homem chamado Josival dos Santos, 34 anos, morreu no sábado (5) em Jacobina, após receber uma facada no peito pela sua companheira, Vânia de Jesus, 32 anos. Segundo o delegado Cleber Azevedo, que está à frente da investigação, a autora alegou legítima defesa. Ela se entregou à polícia e está à disposição da Justiça.
Conforme o blog Augusto Urgente, Vânia contou que foi espancada por Josival e que o atingiu com uma única facada no peito para que ele parasse as agressões, mas não tinha a intenção de matá-lo. O crime aconteceu no bairro Mutirão. A vítima chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.
Vânia relatou que as agressões eram frequentes. Vizinhos disseram que, em uma delas, a mulher foi esfaqueada por Josival, mas conseguiu sobreviver. O fato aconteceu em janeiro de 2018 e, na época, Vânia teve o pulmão perfurado, foi transferida para Salvador em estado grave e chegou a passar vários dias internada entre a vida e morte.
Com medo de ser preso, Josival fugiu da cidade após o crime, mas retornou cerca de seis meses depois e obrigou Vânia a morar com ele, a qual continuou a sofrer agressões físicas e morais. Por medo de morrer, ela acabou não procurando a polícia.