O ato tinha como objetivo empossar o novo diretório de Valente e contou com a presença do presidente estadual da legenda Everaldo Anunciação que aproveitou para empossar outros diretórios da região.
Sebastiana Silva da Cruz foi empossada no fim da manhã deste domingo (1º), presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores de Valente, município localizado no território do sisal. O ato aconteceu no auditório da Casa Brasil e contou com a presença do presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, que empossou outros 12 novos diretórios e comissões provisórias.
Tiana Cruz como é conhecida a nova presidente do PT de Valente, disse que não fazia parte do diretório anterior, mas desde os 16 anos, faz parte da militância do partido e que sua historia começou em Brasília quando participou pela primeira vez de um encontro nacional de juventude do PT. “Na época eu não era filiada, mas no inicio dos anos dois mil, pouco antes da primeira eleição vitoriosa do Lula, me engajei nos movimentos sociais, nas lutas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Movimento de Organização Comunitária (MOC) e igreja, traçando nossa caminhada política”, contou Tiana.
Sobre o ato na Casa Brasil, ela considerou um marco, pois, em seu entendimento, era chegado o momento de trazer o diretório estadual do PT para o território do sisal, uma região muito grande e forte na militância sindical e no movimento social. “Propomos esse evento, não apenas para uma posse simbólica, mas uma forma de ativar a militância, pois, têm alguns companheiros e companheiras que já estão cansados e precisam tomar um novo gosto, principalmente visando à eleição que iremos enfrentar em outubro do próximo ano”, lembrou.
A nova presidente falou ao CN que irá iniciar suas atividades institucionais com uma campanha de filiação e segundo ela. 20 novas filiações foram efetuadas enquanto acontecia o evento neste domingo. Ouça o que ela pensa em relação aos desafios e de fazer oposição ao Governo Municipal de Valente.
Para o ex-presidente do PT José Silva, o evento foi muito importante para consolidar os novos presidentes dos diretórios, pois contou com a presença do presidente estadual da legenda para referendar o ato e legitimar os comandantes que estão à frente dos processos eleitorais do próximo ano, segundo Zé Silva, será uma batalha muito forte, já que o PT quer retomar o governo nacional e manter o comando do governo estadual.
Com o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais a partir de 2020, Rosemberg Pinto disse que é necessário se organizar para esse novo cenário e lembrou que eram 38 prefeitos em 2008, em 2012 passou para 80 e maioria deles não migrou para legenda pelo programa e sim pela marca do partido a nível nacional e estadual como forma de se eleger e na primeira crise, metade deixa o PT e foram disputar por outra legenda, fato que diminuiu o numero de prefeitos eleitos pelo PT para 40. “Diante desta realidade, devemos estar com o partido aberto para atrair novas lideranças, mais devemos ter cuidado de não trazer apenas pessoas que queiram se eleger”.
O ex-prefeito de Serrinha Osni Cardoso, falou que o PT tem que ativar a militância, pois, o partido não pode vacilar. Cardoso deverá disputar uma vaga para o legislativo no próximo ano, porém, garantiu ao CN que ainda não decidiu e tem conversado com lideranças da base.
FONTE:CALILA NOTICIAS