Um dos convidados do podcast Politicando, o vereador Alex da Saúde (PP) abordou sobre o projeto Educação em Diabetes, desenvolvido em Serrinha pela endocrinologista Dra. Emanuela Sancho, e que foi apresentado em Brasília, havendo a possibilidade de se tornar projeto de Lei em âmbito nacional.
"Não poderia tocar nesse assunto sem lembrar de Dra. Emanuela Sancho, ela que é endocrinologista, faz especialização na Itália e traz esse estudo. Ela ligou em um determinado momento e me disse para falarmos sobre diabetes, sobre o projeto. Ela me apresentou números, e fiquei com o desafio de apresentar o projeto para ela".
Alex da Saúde explicou como surgiu a ideia para o projeto. "Dra. Emanuela descobriu que, dentro de um estudo científico que ela fez, ela estudou mais de 600 pacientes, e ela percebeu que muitos deles não controlavam o diabetes porque ele não sabia inserir a quantidade insulina que tomava diariamente porque há diversos tipos de seringas. Criamos o projeto da Insulinoterapia para que as pessoas pudessem ser capacitadas, desde quem dispensa a insulina até o médico, ou seja, todos precisavam ser capacitados para orientar esse paciente diariamente sobre o uso da insulina".
Após apresentação e aprovação em Serrinha, o projeto ganhou asas e chegou em Brasília, onde foi apresentado à diversos órgãos de saúde nacional. "Apresentamos o projeto para João Leão, ele se interessou, disse que nos levaria na Anvisa. Ele marcou com o presidente da Anvisa e também com a coordenação da ministra da saúde, e ambos entenderam que era importante, e hoje o projeto está neste trâmite para se tornar um padrão nacional. Na Bahia já está sendo instalado em todas as Policlínicas, e a referência é Serrinha".