A Embasa anunciou que vai suspender o abastecimento de água na quinta-feira (23), a partir das 7h, em municípios atendidos pelo sistema Pedras Altas/Sisal. O motivo é a realização de uma manutenção preventiva nos equipamentos da Barragem de Pedras Altas.
Segundo a empresa, os trabalhos devem ser concluídos no final do dia, mas o fornecimento de água será retomado de forma gradativa. Como o processo inclui o reenchimento das tubulações e dos reservatórios, a regularização completa pode levar até 48 horas em algumas áreas.
De acordo com a Embasa, a interrupção vai atingir os municípios de Riachão do Jacuípe, Capim Grosso, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Gavião, São Domingos, Nova Fátima, Pé de Serra, Ichu, Candeal, Valente, São José do Jacuípe, Quixabeira, Mairi, Várzea da Roça e Várzea do Poço.
Além disso, serão impactadas as localidades de Junco e Novo Paraíso, em Jacobina; Gonçalo, em Caém; Bonfim de Ipirá e Alto Alegre, em Ipirá; Ipueirinha, São Roque e Almas, em Conceição do Coité; Peões, em Retirolândia; São Nicolau, em Tanquinho; Tomba, em Santa Bárbara; Lagoa da Caiçara, em Serra Preta; Riacho da Onça, em Queimadas; e Barreirinho, Pereira e Nova Campina, em Santaluz.
A Embasa orienta que os moradores das localidades afetadas usem a água armazenada com economia, evitando desperdícios e adiando tarefas que não sejam essenciais.