Anuncio Portal Fernando Lima
Atualizado: 22-11-2023 | Tempo de leitura: 2 minutos

Caminhada de Povos de Matrizes Africanas será realizada nesta terça-feira em Serrinha

 Além da caminhada, que está prevista para ser iniciada às 8h, também serão realizadas atividades culturais afro-brasileira como Samba de roda com grupos de capoeira.


Será realizada em Serrinha nesta terça-feira, 21, a Caminhada de Povos de Matrizes Africanas, que terá a presença de diversas pessoas que fazem parte dos Terreiros do município. O evento cultural, organizado pela União de Povos de Terreiro do Município de Serrinha, sairá da Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros de Serrinha (Avenida Bernardo da Silva, 591 - Centro).


O objetivo da caminhada é celebrar a resistência dos povos de matrizes africanas, e também porque o dia 21 de Março passou a ser considerado Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. O presidente Lula sancionou a Lei nº 14.519, instituindo a data.
Sancionada em 06 de janeiro de 2023 a Lei 14.519/2023 institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março. Desde a chegada dos/das africanos/as ao Brasil, nossos praticas religiosas sempre apresentaram o caráter de resistência e insurreição, a instituição de um dia para comemorar as nossas existências reafirmam nossos terreiros enquanto espaços de luta, acolhimento e manutenção de uma história negra e afrodiaspórica. O candomblé é magia, fé e ancestralidade, não podemos e nem devemos dar espaço para o racismo, intolerância religiosa ou arrogância, ou nossa história morrerá, por esse motivo, convidamos todos para caminhar junto conosco como forma de celebrar e lutar contra nossos algozes.
Miguel Camay Ogá de Candomblé e Graduando em Ciências Sociais - UNEB
Além da caminhada, que está prevista para ser iniciada às 8h, também serão realizadas atividades culturais afro-brasileira como Samba de roda com grupos de capoeira.

| Whatsapp