Atualizado: 11-03-2024 | Tempo de leitura: 3 minutos

Inaugurado em Serrinha centro cirúrgico veterinário com atendimento gratuito

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Tomaz, o espaço foi montado com recursos próprios, com o objetivo de consolida
Foi inaugurado nesta terça-feira (5) em Serrinha, o Centro Cirúrgico Veterinário Municipal, equipamento especializado em cirurgias, com atendimento 100% gratuito. A unidade foi implantada na sede do Centro de Acolhimento de Animais em Tratamento (CAAT), na Avenida ACM, s/n e faz parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A inauguração contou com a presença do prefeito Adriano Lima e autoridades municipais.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Tomaz, o espaço foi montado com recursos próprios, com o objetivo de consolidar as políticas públicas de controle populacional de cães e gatos. "A gente se preocupa primeiro em dar prioridade aos animais de rua a castrar esses animais. Também fazemos o controle populacional e o atendimento veterinário de animais de abrigos, de protetores independentes e também de associações protetoras de animais aqui no município", contou. 
Foto: Divulgação/ASCOM/PMS
O espaço conta com clínica médica, castração para machos e fêmeas, suturas em geral, exames laboratoriais, raio-x e diversos outros atendimentos. "São atendidas também pessoas que são cadastradas no Bolsa Família, que comprovem baixa renda não e tem condição de castrar o animal. As cirurgias são eletivas, a prioridade da gente é castração mas também mastectomia, remoções de outros tumores e outras cirurgias mais simples além de sutura e atendimentos clínicos", disse o secretário Diego Tomaz. "Nossa proposta é diminuir gradativamente esses animais em situação de abandono e consequentemente diminuímos as doenças provenientes e diminuir a reprodução de animais de rua", completou.
O Centro Cirúrgico Veterinário de Serrinha está equipado com recepção, uma sala clínica, uma sala cirúrgica, com duas mesas cirúrgicas com monitor paramétrico, equipamentos de anestesia e instrumentais cirúrgicos necessários, três médicos veterinários e oito estagiários em medicina veterinária. O pós-operatório conta com vinte 20 baias para a recuperação do animal atendido.
Compartilha e divulga:
| Whatsapp