Mais três mil quilômetros de estradas serão recuperados por meio de oito consórcios formados por 126 municípios baianos. São eles: Território do Sisal; Território do São Francisco; Municípios do Oeste da Bahia; Alto Sertão; Bacia do Jacuípe e Território de Irecê. Os contratos foram assinados, nesta quarta-feira (24), pelo governador Rui Costa e pelos presidentes dos consórcios, no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
O governador afirmou que os consórcios não retiram do Estado a responsabilidade pela recuperação de estradas maiores. “As obras mais caras e mais complexas, o Estado vai licitar para uma empresa fazer. As menores, uma operação tapa buraco, uma limpeza da drenagem, que são ações importantes, podem receber a manutenção dos consórcios”, comentou Rui.
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, os contratos para os serviços simplificados serão controlados por cada município, descentralizando as ações do Governo e agilizando o processo de conservação e manutenção das estradas na Bahia. “Nada melhor que os próprios gestores de cada cidade orientar e fazer o controle das obras que precisam ser feitas. Esse modelo adotado pelo Governo é uma ferramenta moderna que garante mais eficiência e menor custo na execução dos serviços de infraestrutura”.
Confira a lista dos trechos beneficiados pelo Consórcio Território do Sisal:
BA 411 – Serrinha – Barrocas – 18 km (pavimentada);
BA 400 – BR 116 – Lamarão – 14,4 km (pavimentada);
BA 120 – Conceição do Coité – Riachão do Jacuípe – 29,0 km (pavimentada);
BA 383 – BA 120 – Nordestina – 16,1 km (pavimentada);
BA 120 – Cansanção – Monte Santo – 31,8 km (pavimentada);
BA 120 – Cansanção – Queimadas – 40,7 km (pavimentada).
ASCOM / GOVBA