O juiz eleitoral de Queimadas, Armando Duarte Mesquita Junior, determinou, em caráter liminar, que o candidato a prefeito Ricardo Lopes, do PSD, deve retirar do seu material de campanha as imagens do presidente Lula (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A decisão foi tomada em resposta a uma ação judicial movida por seu adversário, Paulo Serjo Carneiro, conhecido como Serginho, do PT.
O magistrado argumentou que, embora os candidatos possam expressar apoio a qualquer figura política, é proibida a criação de materiais publicitários que possam enganar o eleitor ao sugerir uma ligação partidária inexistente. Segundo Duarte Mesquita, a utilização das imagens de Lula e Jerônimo por Ricardo Lopes poderia gerar confusão entre os eleitores e potencialmente desestabilizar o processo eleitoral, uma vez que Lula e Jerônimo são ligados ao partido de Serginho, não ao de Lopes.
Embora o PSD esteja na base de apoio a Lula e Jerônimo a nível nacional, em Queimadas, o partido fez uma aliança com partidos de oposição, incluindo o PL de Jair Bolsonaro. A chapa de Ricardo Lopes conta com o apoio dos Republicanos, PSDB, Cidadania e PSB. Serginho, por sua vez, formou uma aliança com o PT, PCdoB, PV, MDB e Podemos.
A decisão judicial ressalta a necessidade de transparência e veracidade nas campanhas eleitorais, visando assegurar que os eleitores sejam corretamente informados sobre as afiliações e apoios políticos dos candidatos.