Passada a festa da vitória, antes mesmo de assumir o mandato em janeiro, Almir de Maciel enfrenta seu primeiro desafio: formar maioria na Câmara Municipal e conseguir eleger um dos seus como presidente do legislativo. Ele venceu as eleições, mas a falta de maioria entre os vereadores coloca sua liderança e capacidade de articulação à prova.
Almir conquistou 5 dos 11 vereadores, enquanto a futura oposição tem 6, o que pode permitir que elejam o presidente da Câmara. Se isso acontecer, o ex-prefeito poderá ter dificuldades para governar, já que o presidente da Câmara pode ser um adversário político direto.
O questionamento que muitos se fazem é se Almir mudou o suficiente para enfrentar os desafios políticos de um cenário onde não tem a maioria e conseguir fazer uma boa administração. Sua capacidade de articulação será fundamental para tentar conquistar alguém da oposição e garantir a presidência da Câmara. O resultado desse embate pode definir os rumos de sua gestão.
Caso a oposição consiga eleger o presidente, não será o fim do mundo, mas Almir começará o mandato com uma derrota, e em desvantagem. O desfecho da eleição da Câmara será um indicativo claro de como será o futuro político de Almir de Maciel e possível impacto na administração.
Por Barroquinha
O destemido