O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (29) que o Pix por aproximação poderá ser feito a partir da semana que vem. O cliente poderá vai poder pagar as contas aproximando o celular de uma máquina de cartão nessa nova modalidade.
“Agora, nesta semana, vamos ter um evento com o Google para lançar o pagamento por aproximação do PIX. Da mesma forma que você tem hoje no Google Wallet, onde encosta o cartão de crédito e paga, você vai poder fazer isso com o PIX a partir da próxima semana”, explicou.
O PIX recorrente já começou a funcionar nessa semana. Assim, é possível agendar pagamentos do mesmo valor de maneira recorrente, para cair na conta de uma pessoa sempre no mesmo dia de todos os meses. Isso ajuda para pagamento de aluguel, por exemplo, ou para prestação de serviços de profissionais como terapeuta, diarista, personal trainer etc.
Já o PIX por aproximação foi regulamentado em agosto, com anúncio que a implementação passaria a ser obrigatória em novembro, de maneira gradual, diz a CNN. A partir do mês que vem, 99% das operações de iniciação de pagamento serão obrigadas a oferecer a funcionalidade. Para demais instituições, o prazo será janeiro de 2026.