Para comemorar 10 anos de atividades, na manhã desta terça-feira (24), foi realizada a cerimônia de comemoração e reinauguração do Centro de Atendimento Pedagógico à Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais (CAPENE). O encontro contou com a participação de autoridades municipais, integrantes do CAPENE e de profissionais que atuam diretamente com o público atendido pelo Centro.
O CAPENE visa a oferecer melhor assistência a pesoas com necessidades especiais. O propósito do centro é valorizar esses cidadãos, possibilitando-lhes melhorias na qualidade de vida e potencializando as suas habilidades. Vale lembrar que no dia 17 de setembro o Capene foi homenageado com Moção de Aplauso, em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa do Estado, pela excelência dos serviços prestados.
A secretária de Educação de Serrinha, Maria Betânia Pereira, falou sobre os avanços do CAPENE durante a gestão Adriano Lima. "Estamos aqui hoje para comemorar os 10 anos do CAPENE e também para comemorar os investimentos feitos pelo gestor Adriano Lima. No atendimento, principalmente, ele já avançou bastante. Anteriormente, nós tínhamos cerca de 120 alunos matriculados no CAPENE, atualmente temos 484. Vamos em busca daqueles que ainda não fazem parte, a fim de atender as necessidades da Educação do nosso município", ressaltou a secretária.
Muito aplaudido pelos presentes, o prefeito Adriano Lima destacou a importância de se combater os preconceitos e respeitar as pessoas portadoras de necessidades especiais. "Devemos ter respeito ao próximo e é inadmissível tolerar qualquer forma de preconceito. Ofereceremos cada vez mais qualidade de vida àqueles que precisam. Vamos evoluir ainda mais nos atendimentos. Saímos de 120 atendimentos e já estamos em 484 e ampliaremos ainda mais através de uma parceria inovadora entre Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.
É um trabalho duro, mas dentro de pouco tempo a gente já conseguiu muito e a gestão vai trabalhar com muito afinco para avançar ainda mais", garantiu o prefeito.
Espaço com mais acessibilidade
“Nós temos buscado oferecer o melhor a todas as pessoas. No tocante aos integrantes do CAPENE, buscamos oferecer desde um ambiente adequado, que garanta acessibilidade, quanto mão de obra qualificada, para melhor atender as pessoas que necessitam dos serviços”, disse a primeira dama, Marcele Lima.
Maria Vanelma Mota, diretora do CAPENE, destacou: "O espaço é bem maior. Tem 19 salas para atendimento, com uma área específica para atividade física no subsolo. Tem uma recepção muito acolhedora. Temos uma área para o refeitório. Uma cozinha maior, bem ampliada. Além de garantir o acesso e permanência das pessoas num espaço mais digno".
Melhor atendimento para quem precisa
Jacilene Pereira de Cerqueira, de 37 amos, mãe de Reiglyson Cerqueira dos Reis, de 15 anos, destacou a importância do CAPENE para o desenvolvimento do seu filho: "Aqui o atendimento é ótimo. Meu filho mudou totalmente depois do CAPENE. Já soltou mais a voz, aprendeu cores e números. Eu só tenho a agradecer".
A senhora Vera Pinheiro, 60 anos, mãe de Luiz Carlos Pinheiro Filho deu destaque às várias especialidades que contribuem para o desenvolvimento dos usuários. "Eu amo o CAPENE. O meu filho frequenta o CAPENE e todas as necessidades dele são atendidas aqui".
O Capene conta com uma equipe Multidisciplinar. São 4 fisioterapeutas, 3 psicólogos, 3 fonoaudiólogos, 1 musicoterapeuta, 1 neuropsicopedagogo, 1 professor de Informática para Deficientes Visuais, 1 professora de Braile, 2 professores de Educação Física, 1 professor de LIBRAS/Português, 2 assistentes sociais, 10 psicopedagogos, 5 pedagogas especialistas em AEE, 1 professor de Pilates e 7 profissionais de apoio. Além disso, tem 2 microônibus adaptados exclusivamente para o centro.
O CAPENE - Centro de Atendimento Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, funciona na Avenida Carlos de Freitas Mota, 128 - Ginásio. De segunda a sexta 8h as 12h e das 13h às 17h30. É mantido financeiramente pela Prefeitura Municipal.