O município de Santa Bárbara, na região do Portal do Sertão, declarou situação de emergência e estado de calamidade pública em decreto publicado nesta quinta-feira (2), motivado pela pandemia do novo coronavírus. A publicação tem vigência de 180 dias.
Santa Bárbara não possui nenhum caso confirmado da Covid-19, mas monitora 67 pessoas pessoas que retornaram de locais em que a doença já possui transmissão comunitária. Dessas, quatro são considerados casos suspeitos e esperam resultado de exame encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador.
Um desses casos suspeitos está internado em uma unidade hospitalar. O seu primeiro exame deu negativo para o novo coronavírus, porém a prefeitura ainda aguarda o resultado da contraprova, que deve sair em breve.
A prefeitura local tem tomado diversas iniciativas como prevenção à Covid-19. No último dia 17 de março, a gestão municipal anunciou a criação de um comitê de enfrentamento à doença, além da suspensão de todas as aulas.
O município também está fechado para transporte intermunicipal e pessoas não residentes. A cidade é vizinha a Feira de Santana, que já registrou 21 contaminados pelo novo coronavírus.