A Bahia fará testes em massa de coronavírus para profissionais de saúde. A informação foi revelada nesta segunda-feira por Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde do estado.
“O governador [Rui Costa] determinou que fossem testados 100% dos profissionais de saúde que trabalham em hospitais, UPA’s, unidades de emergência, centro de triagem de coronavírus. Vamos iniciar ao longo dessa semana e nos estruturar para cada duas semanas, 15 dias, fazer uma nova testagem de todos os profissionais de saúde de hospitais públicos e privados que estiverem atendendo pacientes com coronavírus. A ideia é excluir do trabalho os que estão positivos e assintomáticos”, disse em entrevista à TV Bahia.
Atualmente, 54% dos leitos de UTI estão ocupados. A previsão é que a Bahia possa ficar sem leitos a partir do mês que vem.
"A ideia é exatamente tentar casar ao máximo a taxa de uso de UTI com nossa capacidade de oferta. Temos alguma limitação em torno de respiradores, estamos aguardando a chegada dos respiradores que compramos na China e Inglaterra. Persistindo essa taxa que temos hoje, devemos atravessar o mês de maio sem maiores dificuldades de atender a demanda da população", disse. "Nosso medo é em relação ao mês de junho em diante, persistindo a taxa atual, teremos dificuldade para ofertar leitos. Por isso é importante derrubar a taxa para abaixo de 6%”, emendou o secretário.